Atualizado em 18/12/2020, às 11h
Política de Privacidade e tratamento de dados da Beneficência Portuguesa
2. Introdução
A presente Política tem por finalidade demonstrar o compromisso da
R. B. A. PORTUGUESA DE BENEFICENCIA - HOSPITAL BP (“Nós”),
com sede no Município de São Paulo – SP, na Rua Maestro Cardim, 769, Bela Vista
CNPJ: 61.599.908/0001-58, e suas respectivas filiais com privacidade e proteção dos seus dados, de forma clara e de acordo com as leis em vigor.
com a sua privacidade e proteção dos seus Dados, de forma clara e de acordo com as leis em
vigor.
A BP emprega os melhores esforços para manter a privacidade e a segurança das informações
por meio da adoção de medidas de segurança técnicas (Ex.: transmissão de dados pessoais por
meio de página de internet segura, armazenamento de dados em meios eletrônicos que mantêm
altos padrões de segurança, utilização de sistema cujo acesso é controlado e restrito a
pessoas autorizadas mantidos em instalações que incluem medidas de segurança física, uso de
ferramentas de segurança de mercado, segmentação de dados, perfis de acesso diferenciados, e
medidas administrativas (Ex.: Políticas e Normas de Segurança, treinamentos/conscientização
de colaboradores, acordos de confidencialidade).
Esta Política descreve as principais regras sobre o tratamento dos seus Dados Pessoais e
Dados Pessoais Sensíveis quando atendemos Você em nossas unidades físicas ou por meio dos
nossos ambientes virtuais, a exemplo do portal https://www.bp.org.br/ e demais aplicativos
da BP (“Nossos Ambientes”).
Para acessar e utilizar das funcionalidades ofertadas em Nossos Ambientes, Você deve
declarar que fez a leitura completa e atenta desta Política, e que está plenamente
ciente
dos termos aqui dispostos, conferindo a sua livre e expressa concordância para o
tratamento
dos Dados de acordo com as condições abaixo especificadas.
Buscamos oferecer-lhe os serviços com a maior eficiência possível e, para isso, nos
atualizamos constantemente. Por esse motivo, esta Política poderá sofrer ajustes a qualquer
tempo, cabendo a Você verificá-la sempre que possível através deste endereço eletrônico.
Recredenciamento
Nós podemos realizar a coleta e tratamento de Dados Pessoais de crianças e adolescentes
com idade inferior a 18 anos em Nossos Ambientes, incluindo Dados Pessoais Sensíveis, e,
portanto, haverá a necessidade de consentimento legal dos pais ou representantes legais
para esta finalidade.
Ainda que na coleta e tratamento dos Dados Pessoais de crianças e adolescentes haja o
consentimento, os pais devem supervisionar as atividades on-line dos seus filhos menores
de idade em Nossos Ambientes, em especial em Nossos Ambientes digitais.
As atividades de adolescentes maiores de 16 anos e menores de 18 anos devem ser
assistidas pelos pais ou representantes legais.
3. Sobre dados que coletamos
3.1. Como coletamos Dados.
Os Dados, incluindo Dados Pessoais e Dados Pessoais Sensíveis, poderão ser coletados quando Você os submete ou quando Você interage com Nossos Ambientes e serviços, o que inclui:
(i) Identificar e autenticar Você ao verificar os resultados de exames e em agendamentos on-line.
(ii) Cumprir com as obrigações decorrentes do uso dos nossos serviços e do cumprimento contratual com nossos serviços terceirizados, exigidas por órgãos de saúde.
(iii) Solicitar autorização de realização de exame e/ou consulta junto ao convênio médico.
(iv) Garantir a portabilidade dos Dados cadastrais para outro Controlador do mesmo ramo de nossa atuação, caso solicitado por Você, cumprindo com obrigação do artigo 18 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
(v) Ampliar nosso relacionamento, Informar Você sobre novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos que consideramos relevantes para Você.
(i) Identificar e autenticar Você ao utilizar-se de nossas unidades de atendimento, consulta, internação e pronto socorro.
(ii) Cumprir com as obrigações decorrentes do uso dos nossos serviços e exigidas por órgãos de saúde.
(iii) Dar entrada a solicitações e atendimentos presencialmente nas unidades de internação e ambulatório particular, oncologia, triagem, ambulatório SUS e para abertura de fichas e internação dos pacientes.
(iv) Solicitar autorização de realização de exame e/ou consulta junto ao convênio médico.
(v) Garantir a portabilidade dos Dados cadastrais para outro Controlador do mesmo ramo de nossa atuação, caso solicitado por Você, cumprindo com obrigação do artigo 18 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
(vi) Ampliar nosso relacionamento, Informar Você sobre novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos que consideramos relevantes para Você.
(i) Identificar e autenticar você.
(ii) Cumprir com obrigações legais de manutenção de registros estabelecidas pelo Marco Civil da Internet - Lei 12.965/2014.
(iii) Monitoramento de segurança dos Nossos Ambientes em prol da sua e da nossa segurança.
(i) Promover atividades de apoio proporcionando o bem-estar, com participações sociais ao disponibilizar o seu tempo, experiências, competências e habilidades para serviços de atividades solidárias, sem ônus pessoal..
(ii) Atuar em atividades que gerem conhecimento, lazer, conforto e responsabilidade social para os nossos clientes e acompanhantes, seja como voluntariado ou parceiro.
3.2. Dados necessários.
Muitos de nossos serviços dependem diretamente de alguns Dados informados na tabela acima, principalmente Dados cadastrais. Caso Você opte por não fornecer alguns desses Dados, podemos ficar impossibilitados de prestar total ou parcialmente nossos serviços à Você.
3.3. Atualização e Veracidade dos Dados.
Você é o único responsável pela precisão, veracidade ou falta dela e pela atualização dos Dados que Você fornece, portanto, fique atento e confira os lançamentos que fizer nos formulários.
3.3.1. Você é o único responsável pela precisão, veracidade ou falta dela e pela atualização dos Dados que Você fornece, portanto, fique atento e confira os lançamentos que fizer nos formulários.
3.4. Base de Dados.
A base de dados formada por meio da coleta de Dados é de nossa propriedade e está sob nossa responsabilidade, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos dos negócios descritos nesta Política.
3.5. Tecnologias empregadas.
Nós utilizamos a(s) seguinte(s) tecnologia(s):
(i) Cookies, cabendo a Você configurar o seu navegador de Internet caso deseje bloqueá-los.
Nesta hipótese, algumas funcionalidades que oferecemos poderão ser limitadas. Para conhecer
detalhe sobre os Cookies que coletamos e porque coletamos, acesse nossa Política de Cookies.
3.5.1. Todas as tecnologias utilizadas respeitarão sempre a legislação vigente e os termos desta Política.
4. Como compartilhamos dados e informações
4.1. Hipóteses de compartilhamento dos Dados.
Os Dados coletados e as atividades registradas podem ser compartilhados:
(i) Com autoridades judiciais, regulatórias, administrativas ou governamentais competentes,
sempre que houver determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial; e
(ii) De forma automática, em caso de movimentações societárias, como fusão, aquisição e
incorporação.
4.2. Anonimização de Dados.
Para as finalidades de pesquisas do NAIPE (Núcleo de Apoio e Incentivo ao Pesquisador), divulgação de dados à imprensa e realização de propagandas, os dados fornecidos por Você serão compartilhados de forma anonimizada, isto é, de forma que não possibilite a sua identificação.
5. Como protegemos seus dados e como você também poderá protegê-los.
5.1. Medidas que tomamos.
Nós empregamos os melhores esforços para manter a privacidade e a segurança das informações
por meio da adoção de medidas de segurança técnicas, físicas e administrativas:
(i) medidas técnicas, como por exemplo transmissão de dados pessoais por meio de página de
internet segura, armazenamento de dados em meios eletrônicos que mantêm altos padrões de
segurança, utilização de sistema cujo acesso é controlado;
(ii) medidas físicas, tais como acesso restrito às pessoas autorizadas mantidos em
instalações que incluem, uso de ferramentas de segurança de mercado; e
(ii) medidas administrativas, incluindo a adoção de Políticas e Normas de Segurança,
treinamentos/conscientização de colaboradores, acordos de confidencialidade.
5.2. Compartilhamento de senhas.
Você também é responsável pelo sigilo de seus Dados Pessoais e deve ter sempre ciência de que o compartilhamento de senhas e dados de acesso viola esta Política e pode comprometer a segurança dos seus Dados e dos Nossos Ambientes.
5.3. Cuidados que Você dever tomar.
É muito importante que Você proteja seus Dados contra acesso não autorizado ao seu computador ou celular, conta ou senha quando estiver em Nossos Ambientes digitais, além de se certificar de sempre clicar em “sair” ao encerrar sua navegação em um computador compartilhado. Também é muito importante que Você saiba que nós nunca enviaremos mensagens eletrônicas com anexos que possam ser executados (extensões: .exe, .com, entre outros) ou ainda links para eventuais downloads. Nossos e-mails têm a finalidade de trazer informações sobre suas consultas e demais informações que Você requisitou.
5.4. Acesso aos Dados Pessoais, proporcionalidade e relevância.
Internamente, os Dados Pessoais coletados são acessados somente por profissionais devidamente autorizados, respeitando os princípios da proporcionalidade, necessidade e relevância para os objetivos do nosso negócio, além do compromisso de confidencialidade e preservação da sua privacidade nos termos desta Política.
5.5. Links externos.
Quando Você utilizar Nossos Ambientes digitais, Você poderá ser conduzido, via link, a outros portais ou plataformas (como nossas redes sociais), que poderão coletar suas informações e ter sua própria Política de Tratamento de Dados.
5.5.1. Caberá a Você ler a Políticas de Privacidade e Tratamento de Dados de tais portais ou plataformas fora do nosso ambiente, sendo de sua responsabilidade aceitá-las ou rejeitá-las. Nós não somos responsáveis pelas Políticas de Privacidade e Tratamento de Dados de terceiros e nem pelo conteúdo de quaisquer websites conteúdos ou serviços ligados à ambientes que não os nossos.
5.5.2. Serviços de parceiros.
Nós possuímos parceiros comerciais que, eventualmente, podem oferecer serviços por meio de funcionalidades ou sites que podem ser acessados a partir dos Nossos Ambientes. Os Dados fornecidos por Você a estes parceiros serão de responsabilidade destes, estando assim sujeitos às suas próprias práticas de coleta e uso de dados.
5.6. Processamento por terceiros sob nossa diretriz.
Caso empresas terceirizadas realizem o Tratamento em nosso nome de quaisquer Dados Pessoais que coletamos, as mesmas respeitarão as condições aqui estipuladas e as normas de segurança da informação, obrigatoriamente.
5.7. Comunicação por e-mail.
Para otimizar e melhorar nossa comunicação, quando enviamos um e-mail para Você podemos receber uma notificação quando eles são abertos, desde que esta possibilidade esteja disponível. É importante Você ficar atento, pois os e-mails são enviados somente pelos domínios: bp@org.br
6. Como armazenamos seus dados pessoais e o registro de atividades
6.1. Os Dados Pessoais coletados e os registros de atividades são armazenados em ambiente seguro e controlado por um prazo mínimo que segue a tabela abaixo:
5 anos após o término da relação
Art. 12 e 34 do Código de Defesa do Consumidor
20 anos após o último registro em prontuário
Art. 6º da Lei nº 13.787/2018
6 meses
Art. 15, Marco Civil da Internet
Enquanto durar a relação e não houver pedido de apagamento ou revogação de consentimento
Art. 9, Inciso II da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais