Saiba mais sobre a Neurologia da BP

Nosso propósito é cuidar da vida do paciente neurológico oferecendo todo o suporte necessário, desde o primeiro atendimento até o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação.

  • Centro médico ambulatorial;
  • Neurorradiologia;
  • Neurocirurgia;
  • Hemodinâmica;

No tratamento dos pacientes, contamos com equipes de neurocirurgiões e neurorradiologistas intervencionistas experientes para a realização de procedimentos de alta complexidade, como cirurgias, embolizações, bloqueios gânglio-radiculares guiados por tomografia computadorizada, vertebroplastias, trombectomia mecânica para o tratamento de acidentes vasculares isquêmicos, entre outros.

Cuidados

E, para o melhor acompanhamento dos pacientes, na pós-intervenção, temos 31 leitos de Unidade de Terapia Intensiva especializados em pacientes neurológicos, cujos coordenadores são responsáveis pelo desenvolvimento de manuais utilizados por centros de saúde em todo o país.

O monitoramento é constante, assim como a atuação das equipes de reabilitação, com terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, neuropsicologia e nutrição.

Emergências

Os prontos-socorros das unidades da BP também estão preparados para atender os pacientes por meio de protocolos de AVC e cefaleia, bem como possuem fluxo de atendimento diferenciado para pacientes traumatizados.

Na Oncologia, a Neurologia atua com a participação dos médicos apoiando os oncologistas na condução do melhor tratamento, bem como na continuidade do cuidado em todos os seus aspectos.

UTI Neurológica

Em 2011, inauguramos, no Hospital BP, a maior UTI neurológica do Brasil, com 33 leitos. Ela foi estruturada de forma humanizada, preservando o acolhimento dos pacientes. Os leitos têm 9 m² cada um e estão dispostos em ambiente claro e arejado, com janelas, equipados com telas de LCD e relógios, diferenciais que contribuem para a redução de casos de delirium entre os pacientes, quadro responsável pelo aumento da morbidade.

A instituição conta com uma equipe especializada, multiprofissional, formada por médicos intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos, totalmente capacitados, além do atendimento na UTI, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

Os pacientes neurocríticos internados têm monitorização neurológica invasiva e, atualmente, a BP é uma das pioneiras no país em monitorização não invasiva da pressão intracraniana.

A equipe médica da UTI Neurológica atua na atualização de novos profissionais, por meio do Comitê de Neurointensivismo da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, capacitando médicos do país inteiro.

No ano de 2018, a BP lançou a 2ª edição do Manual de Neurointensivismo, publicado pela editora Atheneu.

Para o diagnóstico, nossos especialistas atuam de forma colaborativa e em parceria com os médicos prescritores nas áreas de:

  • Eletrofisiologia;
  • Biópsias guiadas por imagem;
  • Neuropatologia;
  • Exames do Líquor.

Neurorradiologia Diagnóstica

Confira os exames que realizamos.

Programas de Ensino

Por acreditarmos na importância de formar novas gerações de profissionais e contribuir com o compartilhamento do conhecimento para aprimoramento da medicina, nossas equipes médicas dedicam-se à preceptoria de programas de residência e fellowship, bem como diversas iniciativas de educação por meio de cursos teóricos e práticos, recebendo profissionais de todo o mundo.

Skip to content